300x250 AD TOP

sábado, 7 de setembro de 2013

Tagged under: ,

Curiosidades sobre o iluminismo

  1. O nome Iluminismo foi dado, justamente por esse movimento se opor a escuridão da idade média, também é comum se referir ao iluminismo usando a termologia “século das luzes”.
  2. Características: A crença básica do iluminismo, era na razão e na ciência como único caminho para emancipação humana.
  3. O novo Homem Iluminista, se preocupava cada vês mais com questões ligadas a vida cotidiana, e despreocupado com questões religiosas, pode desenvolver as relações comerciais.
  4. Para o homem Iluminista, as relações comerciais estavam pautadas no lucro e acumulação de capital, de modo que se deveria cobrar por um produto, tudo aquilo que o outro pudesse pagar.
  5. O desenvolvimento cientifico era importante para intensificar a produção industrial, e melhor as condições de vida, de modo que as pessoas pudessem trabalha e consumir mais.
  6. A necessidade de uma organização política que respeita se a liberdade de comercio e de expansão do poder da classe burguesa, se tornou cada vês mais urgente. Daí decorre o nascimento do estado moderno, e mesmo da “democracia moderna”
  7. Filosofia social estava preocupada com questões como a igualdade entre os homens e a liberdade. Esse nome foi dado porque não havia ainda a palavra sociologia.
  8. Para os iluministas desenvolve-se um novo conceito de riqueza, que não estava mais ligada a terra. Mas sim ao trabalho (transformação da natureza), desta forma o homem rico era aquele que possuía os recursos de produção.
  9. As transformações ocorridas durante o Iluminismo acarretaram no que hoje conhecemos como revolução Industrial e revolução Francesa.

4 comentários:

  1. Legal o artigo, a revolução industrial e a revolução francesa, mudaram o mundo e muito de suas estruturas.
    Quanto ao iluminismo é interessante a fé que eles têm no desenvolvimento científico. Hoje percebemos a fé no desenvolvimento tecnológico, percebemos hoje uma fé na tecnologia ligada a ideia de progresso, de futuro.
    Será mesmo que o avanço científico-tecnológico é capaz de avançar os índices de desenvolvimento humano, a qualidade de vida?
    Os sistemas de produção e consumo avançam muito com todo esse "desenvolvimento" entretanto, necessitamos de mais que isso.

    ResponderExcluir
  2. No 3, há um erro de ortografia, "cada vês", seria *vez, mas devo admitir que é muito interessante esse artigo, parabéns.

    ResponderExcluir
  3. No 3, há um erro de ortografia, "cada vês", seria *vez, mas devo admitir que é muito interessante esse artigo, parabéns.

    ResponderExcluir