300x250 AD TOP

segunda-feira, 11 de março de 2013

Tagged under: ,

Meio Ambiente e a interferência humana

Como nunca antes os temas relacionados ao meio ambiente tem sido alvo de discussões em todas as esferas da nossa sociedade. Muitas são as formas de abordar o tema e assim também os pontos de vista sobre o assunto.
Deve-se ter a consciência que todos estão inclusos no processo e alterações ambientais. Pensando em uma escala maior de tempo, fenômenos como aquecimento global o até mesmo o resfriamento são acontecimentos naturais , só que agora desde 10000a.C o homem está incluso nesse processo.
É evidente que o ser humano agora incluso no processo de alterações ambientais colabora para alterações drásticas na natureza a medida que cada vez mais precisa de energia e outras fontes naturais para a manutenção do seu sistema ou para o seu benefício próprio. A interferência humana consolidou-se a partir do momento que o homem que pensava na sua sobrevivência a 10 mil anos passou nos últimos dois séculos visar o poder econômico, sendo agente principal nos processos de urbanização e industrialização ocasionando grande degradação no meio ambiente.

FATORES IMPORTANTES

A emissão de gases poluentes a atmosfera, a exploração indevida de recursos naturais, o desmatamento (queimadas), descarte de lixo incorreto, tudo isso é reflexo das ações humanas ou melhor resultado das suas ações.
Para e ter ideia da dimensão do problema, precisamos entender o ciclo de funcionamento, o que podemos chamar de "ecossistema urbano", ou seja grandes aglomerações urbano-industriais que consomem uma grande quantidade de energia e matéria-prima, gerando assim toneladas de sub produtos que muita das vezes não podem ser reaproveitados e que quando descartado de forma incorreta, agride o meio ambiente de inúmeras formas, causando assim um desequilíbrio no meio em que vivemos.


PODE-SE CITAR

Podemos citar como forma de poluição:
·         Descarte indevido de resíduos sólidos, gerando um grande acumulo de lixo na maioria das vezes.
·         Descarte incorreto de resíduos líquidos não tratados (esgoto) que podem chegar em lençóis freáticos, rios e lagos ocasionando estragos gigantescos como morte de peixes e contaminação da água.
·         Descarte indevido de resíduos gasosos (fumaças e gases tóxicos) que colaboram para o efeito estufa, chuvas ácidas entre outros fenômenos, causando assim inúmeros desastres ambientais.

CONCLUSÃO

 Está evidente que se não for tomado atitudes agora para amenizar a degradação para com o meio ambiente o futuro será inserto ou no mínimo será sem qualidade. É por esse motivo que medidas como a ISO 9000 e/ou ISO 14000  e também Estudos de Impacto Ambiental (EIAs) são cada vez mas necessárias. Além dessas medidas o que também é muito importante é a conscientização de cada cidadão em prol do meio ambiente.



Texto de Rafael Vinicius da Silva

Equipe Revisando o Conteúdo


Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário